Campanha "Trânsito: lugar de educação" chega ao Crato
Palestrante ressalta a importância do respeito e da consciência ao dirigir
Publicada em 08/04/2016 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Quando um hábito é adquirido cedo, é muito mais fácil continuar nele. A palestra que ocorreu no IFCE Campus Crato ontem, 07 de abril, foi justamente sobre um hábito: o de dirigir com respeito, o que pode salvar centenas de vidas.
Em cerca de uma hora de fala, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Alexandre Azevedo falou sobre como pequenas coisas influenciam na violência no trânsito e podem resultar em tragédias. O inspetor mostrou dados alarmantes da PRF e do DATASUS sobre o número de acidentes de trânsito no Brasil, além de suas principais causas. Em 90% dos acidentes, o motivo foi uma falha do motorista: dirigir usando celular, com sono ou ultrapassando a velocidade permitida são alguns exemplos.
Azevedo ressaltou a importância do uso do capacete para condutores e passageiros de motocicletas, o uso do cinto de segurança para passageiros de carros e principalmente o respeito à sinalização e às fiscalizações. Para ele, o trabalho de educação para o trânsito é tão importante quanto o da fiscalização, e andam lado a lado. "Aqui eu tive a oportunidade de falar com aproximadamente duzentos alunos, e para mim é como se fossem duzentas pessoas fiscalizadas. Os vários argumentos que eles ouviram para conscientização vão tornar melhor a direção do veículo por esses alunos", diz o inspetor.
A campanha "Trânsito: lugar de educação" está em execução desde o ano passado pela Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), da reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE). E os alunos aprovam: Cícero Igor está no terceiro ano do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, e disse que achou a palestra interessante. "É uma iniciativa muito boa da instituição. Foi bem importante, um crescimento sobre a cidadania e o código de trânsito. Foi bom para os alunos aqui da instituição não andarem de forma incorreta no trânsito", afirma Cícero.