Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Cedro realiza VIII Semic

Tema do evento foi “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”

Publicada em 05/12/2019 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Terminou na noite desta quarta-feira (4/12) o VIII Seminário de Iniciação Científica. Evento começou terça-feira (3/12) e foi realizado pelo Deppi e a programação reuniu palestras, mesas-redondas, oficinais e mostras. O tema do Seminário foi “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Entre os assuntos discutidos foram os desafios e contribuições da iniciação científica para o desenvolvimento sustentável, pesquisa nas licenciaturas, educação para o desenvolvimento sustentável,inovação e sustentabilidade.
O segundo dia do evento contou com a apresentação de 40 trabalhos de iniciação científica, oficinas, lançamento de livros, homenagem Mérito IFCE campus do Cedro. Encerrando o evento, teve coquetel de premiação dos melhores trabalhos com momento musical.

Livro

No  Semiv 2019, o livro Percursos de forma(ação) na iniciação científica: perspectivas para a prática de ensino em Ciências e Matemática, organizado pelos professoresFrancisco José de Lima e Roberta da Silva.

A publicação é um projeto coletivo do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (GIPEA) do Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro, cuja finalidade é compartilhar percursos de forma(ação) e aprendizagem na iniciação científica, a partir de experiências vinculadas a projetos de pesquisas, integrando pesquisadores e estudantes de três instituições de Ensino Superior do Nordeste brasileiro, interessados em compreender pressupostos da formação de professores para o ensino de Matemática e Ciências.

O livro reúne trabalhos em dois eixos. O primeiro apresenta artigos relativos à formação de professores abordando pressupostos teóricos e pedagógicos para a prática de ensino em Matemática. O segundo traz produções que discutem sobre o estágio supervisionado e as práticas no ensino de ciências.

O  conjunto de textos do livro, indicam o lugar da iniciação científica no contexto da formação inicial, cujas interlocuções entre professores, pesquisadores e estudantes, configuram-se como oportunidades formativas, capazes de contribuir, continuamente, para oxigenar o processo de formação e desenvolvimento pessoal e profissional do qual esse coletivo faz parte.