Cedro realiza I Fórum da Assistência Estudantil
Temática foi " Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prende"
Publicada em 24/09/2019 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Nesta terça-feira (25/9), o campus do Cedro realizou o I Fórum de Assistência Estudantil, cuja temática foi “Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prende"(Rosa Luxemburgo) . O evento começou com a apresentação cultural de estudantes. Participaram da mesa de abertura o diretor-geral do campus do Cedro, Fernando Eugênio Lopes de Melo, o diretor de Ensino, Gleydson Lima, a coordenadora de Ensino, Roberta da Silva, a coordenadora de Assuntos Estudantis, Ana Paula Feitoza, o chefe do Deppi, Francisco José, o diretor de Administração e Planejamento, Glauber Moura e a aluna Maria Duarte, representante do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Física.
Em seguida, Alexandre Nascimento, aluno do IFCE Campus Crato, representante da União Nacional dos Estudantes, ministrou a palestra “Movimento estudantil- como construir?”À tarde, às 13h20, as assistentes sociais Sheila Teodósio e Denise Holanda ministraram a palestra “Diálogos sobre o Regulamento de Concessão de Auxílios Estudantis no IFCE.
Em seguida, a odontóloga do campus, Annie Medeiros, explicou a Política de Assistência Estudantil do IFCE, além de mostrar as ações desenvolvidas pelo setor ao longo do ano.À noite, no auditório, repetiram-se a apresentação cultural, a palestra sobre o Regulamento de Concessão dos Auxílios e a Políticas de Assistência Estudantil do IFCE, encerrando o Fórum.
Auxílios
Os auxílios estudantis foram um dos assuntos do Fórum. A assistente social, Sheila Teodósio, explicou as mudanças neste ano no regulamento dos auxílios, ocorrida em 18/2. Sheila falou das duas modalidades de auxílios: vulnerabilidade social e o auxílio universal. O Serviço Social só operaciona os auxílios de vulnerabilidade social, atende discentes com renda per capita de até 1 salário mínimo e meio. Os auxílios universais podem ser solicitados por todos os estudantes e são operacionalizados pela Diretoria de Ensino (Diren).
A servidora mostrou as situações causadoras de cancelamento de auxílio, como elevado número de faltas, reprovação em 50% das disciplinas matriculadas, trancamento de matrícula.Um exemplo de suspensão foi dado em relação ao auxílio óculos, quando o aluno/a deixa de comprovar a compra do mesmo no prazo previsto. Neste caso, todos os auxílios que recebe ficam suspensos.
Política de Assistência Estudantil
A odontologa Annie Medeiros discutiu alguns pontos do Regulamento da Política de Assistência Estudantil. Estimular a participação dos alunos, inclusão social, reduzir as desigualdades sociais, acesso universal à saúde e pluralismo de ideias foram alguns dos objetivos citados pela servidora. No campus do Cedro, a equipe de Assistência Estudantil é composta pela coordenadora do setor, 2 assistentes sociais, 1 enfermeira, 1 técnica em enfermagem, 1 odontóloga, 1 psicólogo, 3 assistentes de alunos e 1 nutricionista, responsáveis por executar as atividades planejadas em parceria com os demais setores do campus e instituições colaboradoras.