Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Aluna egressa elabora projeto de combate à pobreza menstrual

Proposta de Raissa Sales, egressa do campus de Caucaia, recebe apoio para ser concretizado

Publicada em 27/08/2021 Atualizada há 2 meses, 3 semanas

Com a ideia de atender mulheres que precisam ter acesso imediato a absorventes, uma aluna egressa do campus de Caucaia elaborou, em 2019, um projeto que prevê a construção de máquinas de distribuição desse produto. Agora, a Máquina de Absoventes Variados (MAV) pode ser uma realidade para milhares de cearenses já nos próximos meses, graças a uma parceria entre o Instituto Federal do Ceará e o Instituto Iracema, com sede em Fortaleza.

"A ideia é intensificar a distribuição de absorventes que já vem acontecendo, já iniciada pelo IFCE, agora com a possibilidade de construção e distribuição das MAVs", conta Raissa Sales, uma das criadoras da proposta. O trabalho começou a ser viabilizado no final de agosto, com duas reuniões realizadas na reitoria do IFCE, no dia 24, e na sede do Instituto Iracema, no dia 26.

"É uma forma de reconhecer e incentivar o trabalho da nossa aluna e também uma possibilidade de incubação da empresa criada por ela já com vistas a atração de investidores e de futuras parcerias", afirma a professora Rachel Serra, do campus de Caucaia, que orientou o projeto juntamente com o professor Aureliano Ximenes, do campus de Baturité.

"Nossa intenção agora é ver a possibilidade de tornar as máquinas acessíveis para alunas e mulheres de baixa renda, já que estamos pensando primeiro na comunidade acadêmica do IFCE", diz Raissa. Em um segundo momento, diz ela, será possível identificar a possibilidade de tornar as MAVs rentáveis economicamente com o atendimento ampliado para outros públicos.

Participaram da reunião realizada na sede do Instituto Iracema no dia 26/08 Anaxágoras Girão, presidente do Instituto Iracema; Neyrobson Vasconcelos, diretor administrativo e financeiro; e Brendha Canafístula, coordenadora de Comunicação. Dias antes, em 24/08, o projeto foi apresentado para o reitor do IFCE, Wally Meneses, o ex-reitor Virgílio Augusto Sales Araripe; a pró-reitora da Pesquisa e Pós-graduação e Inovação, Joélia Marques de Carvalho; e o diretor-geral do campus de Caucaia, Jefferson Queiroz.

O projeto
O projeto MAV – Máquina de Absorventes Variados, foi elaborado por Raíssa Sales Bastos, aluna egressa do curso técnico de Química do campus de Caucaia, e Maria Fernanda Pontes, egressa do curso técnico de Metalurgia. A proposta inicial era oferecer máquinas de autoatendimento voltadas para o público feminino em locais públicos como shoppings e aeroportos. O projeto começou a ser elaborado em 2019, durante a disciplina de Empreendedorismo ministrada pela professora Rachel Serra, que é orientadora da equipe. Em 2020, a ideia de negócio foi uma das finalistas do programa Corredores Digitais, do Governo do Estado do Ceará.

O Instituto Iracema
O Instituto Iracema é uma organização social com sede em Fortaleza que atua em diversas frentes, entre elas a promoção da educação, o acesso à ciência, tecnologia, cidadania, diversidade cultural e esporte. Saiba mais aqui.