Pesquisadores se destacam em ranking internacional de influência científica
IFCE possui 114 pesquisadores entre os melhores do mundo; cinco são do campus Canindé
Publicada em 15/03/2024 ― Atualizada há 2 meses, 3 semanas

Cinco professores lotados no campus de Canindé estão entre os 114 pesquisadores do Instituto Federal do Ceará apontadoscomo os melhores do mundo, segundo a edição deste ano do ranking AD Scientific Index. São eles: Glauber Nobre (11º - Comportamento Motor e Psicologia do Esporte), Nádia Ferreira (32 º - Física, Nanociência, Nanotubos de Carbono), Gilderlan Tavares (85º - Engenharia Elétrica e Comunicação Sem Fio), Paula Patrícia Ventura (102º - Educação e Tecnologias Digitais na Educação) e Danilo Avilar (103º - Inteligência artificial, Algoritmos Genéticos e Computação evolutiva). A classificação é baseada no desempenho e no valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais de diversas instituições do mundo.
Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação no campus de Canindé desde 2021, o professor Glauber Nobre é da área de Comportamento Motor e Psicologia do Esporte e ocupa o11º lugar entre os mais produtivos do IFCE. "Esse indicador acaba sendo importante principalmente para aqueles pesquisadores que estão no interior, em locais mais afastados dos grandes laboratórios, onde é mais difícil ter estrutura para fazer pesquisa", comenta o docente, que figura no AD Scientific Index pela terceira vez.
Já o professor Danilo Avilar, da área de Engenharia e Tecnologia, fez sua estreia no ranking em 2024. Com o doutorado recém-concluído em Ciências da Computação, o docente celebra estar incluído entre profissionais com vasta experiência em pesquisa. "Saber que as minhas contribuições estão sendo valorizadas e reconhecidas atestam que todo esforço não é em vão. Além disso, tal reconhecimento me inspira a continuar buscando novos desafios e oportunidades", destaca. Para ele, o resultadovai além de estatísticas e números: "o compromisso em realizar pesquisas e publicações de qualidade é fruto de um constante processo de crescimento pessoal e profissional", define.
Dos mais de 43 mil cientistas brasileiros citados na classificação, o IFCE ficou em destaque com o 136º lugar.O reitor do IFCE, Wally Menezes, comemora o fato. "Mesmo o IFCE sendo uma instituição tão jovem (15 anos), nós já nos posicionamos com destaque nos parâmetros do ranking internacional da AD Scientific Index. Com muito esforço institucional e dos pesquisadores, temos realizado pesquisas de grande impacto que vêm transformando a forma como a sociedade científica vê nossa rede de Institutos Federais. Em especial o IFCE, que por anos seguidos vem ocupando posições de destaque em Pesquisa e Desenvolvimento, seja nacional ou internacionalmente. É o IFCE e seus pesquisadores voando alto e veloz".
Andressa Souza – campus Canindé e Cláudia Monteiro - Reitoria do IFCE (matéria atualizada às 9h37 do dia 18/03/2024 para inclusão dos pesquisadores Nádia Ferreira, Gilderlan Tavares e Paula Ventura)