Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Canindé recebe comunidade durante 4º Universo IFCE

350 alunos visitaram campus no decorrer do evento que englobou ações nas áreas de pesquisa, ensino e extensão

Publicada em 19/10/2018 Atualizada há 2 meses, 1 semana

O campus de Canindé promoveu, ao longo dos dias 17 e 18 de outubro, a quarta edição do Universo IFCE. Aproximadamente 350 estudantes de oito escolas dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino da região participaram do evento. O objetivo era apresentar os cursos técnicos e de graduação ofertados, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos, além de atrações artísticas, culturais, científicas e tecnológicas.

Ciência para Redução das Desigualdades

Este ano, a programação do Universo IFCE se alinhou à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e abraçou o tema "Ciência para Redução das Desigualdades". O assunto orientou a palestra de abertura do evento, no dia 17, com os professores convidados David Moreno (IFCE), doutor em Sociologia pela UFC, e Epitácio Moura (Uece), doutor em Educação Brasileira pela UFC. 

“Nós acreditamos enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão que um dos caminhos para a redução das desigualdades é a ciência”, destaca o professor Tiago Estevam, coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus Canindé e organizador do Universo IFCE. “Investindo em ciência, conseguiremos pensar, poderemos criar tanto metodologias e teorias como também práticas para reverter isso e ter repercussões e retornos sociais”. 

Outro debate derivado do tema principal é a inclusão e a participação feminina nas ciências. Para isso, o Universo IFCE realizou, no dia 18, a mesa-redonda "Mulheres na ciência – promovendo empoderamento feminino na ciência". As convidadas foram as professoras Bárbara Suellen Ferreira, Nara Lídia Alencar e Marieta Maria Lauar, além das duas assistentes sociais do campus, Mayara de Medeiros e Ludimila Façanha, ambas mestras em Educação.

“O IFCE tem o compromisso de promover a igualdade, o acesso à educação de qualidade, diminuindo as desigualdades sociais e, claro, promovendo a inclusão da mulher em todos os aspectos da sociedade. Por isso, o tema Mulheres na Ciência vem a casar com o nosso objetivo enquanto instituição de ensino”, ressalta a professora Bárbara Suellen Ferreira.

A programação do Universo IFCE de Canindé proporcionou aos visitantes uma visão geral das ações desenvolvidas na unidade. Foram ofertados tours guiados pelo campus para conhecer a infraestrutura de salas de aula, laboratórios, biblioteca e espaços esportivos e interdisciplinares. Nas salas temáticas de cada curso existente, estudantes e professores apresentaram as atividades de ensino. A pesquisa teve seu espaço de divulgação através do VII Seminário de Iniciação Científica (Semic) e da Mostra Científica e Cultural com o tema “Mulheres na Ciência”; na área de extensão, foram ofertados 25 minicursos e oficinas. Além de tudo isso, o evento também promoveu apresentação cultural do grupo de performance poética CONVERSO.