POSSE DO DIRETOR GERAL NA ACADEMIA CAMOCINENSE DE LETRAS
Publicada em 20/11/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

Em 1988, teve início o Movimento Literário camocinense com a criação do jornal “O literário”, derivado do movimento. Logo mais adiante, foi criado o Grêmio Literário Professor Ivan Pereira de Carvalho o qual deu origem, tempos depois, um dos berços que contempla e preserva a história de Camocim, a Acadêmia camocinense de Ciências, artes e letras (ACCAL).
Fundada em 2001, o escritor Roberto Pires juntamente com uma comissão luso-brasileira, permitiu o nascimento e a extensão de um dos maiores patrimônios do munícipio de Camocim, acervo que contempla, por meio da literatura, a história, a cultura e a resistência do povo camocinense.
Atualmente, a ACCAL conta com a participação de escritores e de artistas não apenas locais, mas de outras regiões e continua com a sua proposta de expansão e de incentivo ao conhecimento da literatura dos filhos ilustres de Camocim e dos nascidos em outros berços, que colaboraram e ainda nos concedem, por meio de suas artes e de importante bagagem literária, o conhecimento de nossa história.
Nesta perspectiva de fomento à arte, às ciências e às letras, na noite do dia 09 de novembro, o professor Gilson Cordeiro, atual Diretor Geral do IFCE campus Camocim, tomou posse como acadêmico titular da Academia Camocinense de artes, ciências e letras junto a Antônio Carlos de Brito Veras, ocupando, respectivamente as cadeiras 04 e 32.
O IFCE campus Camocim parabeniza o diretor de nossa instituição e, com muita alegria e estima desejamos que o professor Gilson Cordeiro colha bons frutos em sua nova caminhada, colaborando para a difusão da história e da cultura de Camocim.