Camocim inicia semestre letivo 2020.2
Campus terá entre as novidades a oferta do estágio supervisionado de forma remota
Publicada em 28/10/2020 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
O semestre letivo 2020.2 no Instituto Federal do Ceará (IFCE) começou nessa segunda-feira, 26, com aulas remotas no campus de Camocim. A unidade localizada na cidade do litoral oeste do Estado é a 16ª das 33 unidades da instituição a iniciar o novo período acadêmico do ano. Voltarão às atividades os quase 700 estudantes de todos os cursos técnicos e superiores.
Em função da pandemia de covid-19 no Ceará, as aulas presenciais na instituição foram suspensas desde o último dia 16 de março e ainda não têm data prevista para retornar. Após um período de planejamento, capacitação dos docentes em tecnologias para ensino remoto oferecida pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) e discussões internas com a comunidade, cada campus estabeleceu a melhor data para o reinício das atividades de forma online.
No caso de Camocim, as aulas foram retomadas em junho. Segundo o diretor de Ensino da unidade, Róger Gomes, a experiência foi exitosa. “Foi desafiadora, mas muito rica do ponto de vista educacional e de aprendizagem. Nós, professores, tivemos de estudar e nos adaptar, com a utilização de novas ferramentas e metodologias. Muitos alunos tiveram dificuldades na adaptação, outros já tiveram mais facilidade, então avalio o ensino remoto como uma experiência válida e positiva”, analisa.
Entre as novidades para o semestre 2020.2, o diretor cita o aumento da oferta de disciplinas, considerando a avaliação de que os estudantes já estão mais habituados à rotina do ensino remoto, e a volta da realização dos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura, porém adaptados à nova realidade da educação online.
Demais campi
O semestre 2020.2 também já começou em outros 15 campi do IFCE. Em setembro, ele foi iniciado em Itapipoca, Boa Viagem, Morada Nova, Tianguá e Fortaleza. Neste mês de outubro, a nova etapa teve início em Acopiara, Baturité, Caucaia, Guaramiranga, Jaguaruana, Maranguape, Pecém, Quixadá e Tabuleiro do Norte. As demais unidades seguem em 2020.1 ou estão na transição entre os dois períodos letivos. As datas diferentes em cada campus se devem à diferença no cronograma de aulas remotas decorrente da pandemia, dada a autonomia de cada um em definir o reinício das atividades.
Ícaro Joathan - Comunicação Social/reitoria