Seminário de Iniciação Científica estimula pesquisadores em Baturité
A 8ª edição do SEMIC teve como tema: despertando e estimulando vocações científicas
Publicada em 13/11/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

O Ensino, a pesquisa e extensão, como parte integrante da comunidade acadêmica e da região do maciço de Baturité, entraram como foco principal em discussão da oitava edição do Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) promovido pelo Campus Baturité. Na edição deste semestre, o conteúdo programático do seminário versava sobre “Despertar e estimular vocações científicas”. Ao longo dos dois dias do evento, trabalhos iniciais da pesquisa científica foram abordados em múltiplas temáticas.
Apresentações sobre temas, como: multimodalidades de ensino, a formação docente continuada dos professores através do PIBID; a multimídia no contexto escolar; o patrimônio histórico e turístico do Maciço de Baturité; ecoturismo; educação empreendedora, dentre outras.
Uma das pesquisas apresentadas durante o Seminário é da aluna do curso de Tecnologia em Hotelaria, Mônica Cavalcante, intitulada: "Educação empreendedora: uma experiência prática de gerenciamento de miniempresa". Segundo a aluna, “a escolha por desenvolver pesquisa nesta temática, aconteceu devido às aulas da disciplina de Empreendorismo, que possui atividades acadêmicas aliadas à teoria e à prática”. O evento foi realizado a partir da coordenadora de pesquisa e extensão do campus Baturité, professora Socorro Braun.
A aluna Cíntia Souza, aluna terceiro semestre do curso de Gastronomia, destacou a importância de participar do SEMIC. "Nós pudemos vivenciar o funcionamento do que acontece por trás da organização. Todo evento é um trabalho em equipe que exige de cada aluno um espírito esportivo." lembrou.
O evento contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFCE, Wally Mendonça, que destacou a importância do desenvolvimento da pesquisa no âmbito do Instituto Federal do Ceará. “Esse momento é enriquecedor, porque tudo nas relações de pesquisa e extensão acontece a partir da troca de experiências entre professores, alunos e comunidade. A realização desse Seminário comprova o compromisso do IFCE com vários segmentos de áreas de conhecimento que são ofertadas aos nossos alunos. ” Afirmou.
Para o Diretor-Geral do campus Baturité, Lourival Soares, a realização deste Seminário é de fundamental importância porque enseja nos discentes e na comunidade participante, a característica principal do pesquisador, que é do pensar e problematizar o conhecimento adquirido em sala de aula.
Por Inácio Oliveira - Campus Baturité