“Educação para o Século 21” completa um ano de ações
A Educação Emancipatória, Inovadora e Solidária foi tema de 24 ações educacionais
Publicada em 14/08/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

Sob coordenação da professora Alisandra Cavalcante, o Programa Educação para o Século 21 completa um ano no IFCE Campus Baturité. Durante este tempo, foram realizadas 24 ações Emancipatórias, Inovadoras e Solidárias.
Em seu caráter emancipatório, as ações desenvolveram uma perspectiva democrática e comprometida em vivenciar conhecimentos a fim de participar integralmente da formação dos alunos do Campus Baturité, como também de toda região do Maciço.
O programa promoveu oficinas, minicursos, palestras, nos quais envolviam os cursos de Letras, Hotelaria, Gastronomia e Administração. Entre os encontros realizados durante o primeiro ano, é possível destacar a palestra com Sônia Guimarães, primeira mulher negra, doutora e professora do do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, além de palestras sobre liderança criativa, marketing e formação acadêmica com enfoque no século XXI.
De acordo com a professora Alisandra Cavalcante, a equipe de alunos, docentes e convidados, que desenvolveu as atividades, “compartilhou momentos de criatividade, crescimento e descobertas das potencialidades em nosso IFCE Campus Baturité. Além, claro, de firmar parcerias e desenvolvemos estratégias para o envolvimento da comunidade dentro do campo científico e profissional”, lembrou.
O Programa Educação para o Século XXI surgiu como proposta curricular inovadora centrada em metodologias que favorecem habilidades adquiridas no processo educativo. Diante disso, o objetivo principal é desenvolver ideias e conhecimento em ações criativas realizadas na comunidade, de maneira solidária e consciente.