Nota de pesar: O adeus à professora Anna Érika
Publicada em 24/08/2022 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

É com profundo pesar e consternação que a Direção-Geral do IFCE Campus Baturité e toda a comunidade acadêmica, recebe a notícia do falecimento da professora Dra. Anna Érika Ferreira Lima.
É muito difícil dar adeus a uma professora tão engajada como a Anna Érika. Formada em Geografia, chegou ao campus Baturité em 2010, removida do campus Limoeiro, para ministrar aulas nos cursos Tecnólogos de Gastronomia e Hotelaria. Sempre devota e atenta à arte de ensinar, dedicou-se, com esmero, na formação de inúmeros alunos que a guardam carinhosamente nas suas memórias.
Em 2014, por meio de um projeto de Extensão do Campus Baturité, sobre Cartografia Social no Quilombo da Serra do Evaristo, ela implantou o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas). A partir de então, o NEABI ganhou espaços em muitos outros campi do Instituto Federal do Ceará e hoje é um Núcleo de estudos consolidado.
Em 2016, a docente foi removida para o campus Fortaleza, continuando sua trajetória de luta e de engajamento em políticas públicas para a comunidade.
A docente Anna Érika Ferreira Lima deixou um legado de Ensino e Aprendizagem indiscutível. Será sempre lembrada e homenageada pela sua luta e esforço em prol da inclusão social, do gênero e da raça.
Neste momento de incontornável dor, o Diretor-Geral do campus Baturité, professor Lourival Soares, em nome de toda a comunidade acadêmica, alunos, professores e sociedade, presta condolências à família e agradece todos os ensinamentos da professora Anna Érika. “Estamos todos tristes com esta perda. Recebam nossas condolências e amor. Que todos, parentes, amigos e conhecidos, tenham força e paz para passarem neste momento de dor. Descanse em paz, professora. Todos nós sempre lembraremos dos seus ensinamentos.” Finaliza o diretor.
Inácio Oliveira - Campus Baturité