IFCE Baturité realizou atividade extraclasse com membro fundador da Academia Cearense de Literatura de Cordel
Pádua de Queiroz recebeu medalha “posse dos imortais na ACLC”
Publicada em 02/09/2022 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

CORDEL NO SÍTIO com Pádua de Queiróz
No último dia 30 de agosto os alunos do Curso de Letras do IFCE campus Baturité realizaram uma atividade extraclasse, coordenada pela prof. Djany de Carvalho, em parceria com Pádua de Queiróz.
Pádua é poeta, cordelista, oficineiro, editor, compositor e membro fundador da Academia Cearense de Literatura de Cordel (ACLC).
Na ocasião a docentes e os discentes visitaram o sítio do poeta que, em uma aula descontraída e ministrada em um espaço aberto preparado exclusivamente para tal atividade, explanou acerca da Literatura de Cordel: a história do cordel, estrutura, temáticas, inclusive apresentando algumas de suas composições.
A professora Djany destaca a importância de ações como estas para a divulgação da Literatura de Cordel, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2018, além de enfatizar a relevância do reconhecimento dos autores vivos e dos amantes da cultura cearense/nordestina/brasileira, assim como das Literaturas brasileira e, em particular, cearense. Como atividade de formação acadêmica dos futuros docentes em Letras, despertar o olhar destes para a literatura em questão, e de como ela pode e deve ser levada à sala de aula desde o ensino fundamental.
Posteriormente realizou-se um lanche compartilhado para uma maior interação entre todos. E por fim, ocorreu a visitação à oficina, local onde estão organizados, entre outros, os materiais utilizados para a produção, bem como as comendtas e os títulos recebidos.
Destaca-se que a última honraria recebida “posse dos imortais na ACLC” deu-se na penúltima semana do mês vigente, na cidade de Groaíras. E, como forma de gratidão à professora e ao IFCE pela parceria, durante a visita, Pádua solicitou que a medalha recebida lhe fosse posta pela professora, que por sua vez, agradeceu e sentiu-se lisonjeada por participar de tão relevante momento.
O IFCE através da prof. Djany de Carvalho sente-se honrado e grato pela parceria de longa data entre esta academia e o poeta, com desejo de que essa amizade seja sempre profícua.