Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Congresso de Etnomedicina tem pesquisa do IFCE Baturité

Congresso aconteceu em Havana, Cuba; a pesquisadora foi a única representante do Ceará no evento

Publicada em 01/10/2019 Atualizada há 2 meses, 1 semana

A docente do IFCE Campus Baturité, Mirele da Silveira Vasconcelos, participou recentemente do XXVIII Congresso Italo-Latinomericano de Etnomedicina. O evento internacional promovido pela Sociedade Científica SILAE, ocorreu entre os dias 16 a 20 de setembro, no Palacio de las Convenciones,  em Havana (Cuba). A programação interdisciplinar abordou temas nas áreas de Antropologia, Etnobotânica, Farmacognosia e Fitoquímica, Química Analítica, Alimentos, Suplementos Alimentares, Nutrição Clínica e o uso de plantas medicinais e alimentares em diferentes países do mundo.

Na ocasião, a docente apresentou pela primeira vez, os resultados de dois trabalhos na forma de apresentação oral em inglês: Phytomodulatory hydrogel based in laticifers proteins from Calotropis procera and plant hemicelluloses as an alternative natural product for wound healing e The Functional Jam Rich in Bioproducts.

O primeiro trabalho apresentado Hidrogel Fitomodulador de proteínas do látex para cicatrização de feridas, com aplicação biotecnológica de proteínas do látex à saúde, foi parte de resultados de sua Tese de doutorado em Bioquímica, desenvolvido na Universidade Federal do Ceará, sob orientação do Prof. Márcio Viana Ramos. A pesquisa focou nas potencialidades de duas plantas nativas da região cearense Calotropis procera e Caesalpinea pulcherrima com o objetivo de elaborar um Hidrogel cicatrizante como um produto natural alternativo para tratar feridas cutâneas.

O segundo trabalho apresentado Geléia Funcional rica em Bioprodutos, com inovação tecnológica em alimentos funcionais, foi desenvolvido no IFCE campus Baturité e teve como objetivo elaborar uma Geléia funcional a base do drinque clássico cubano Mojito com adição de hemiceluloses vegetais obtidas de sementes de Caesalpinea pulcherrima, como fonte de fibras e espessante alimentar.

A pesquisadora como única representante do Ceará no evento, agradeceu o apoio recebido dos colaboradores e instituições envolvidas especialmente do IFCE. " Esta foi uma excelente oportunidade para atualizar conhecimentos, estabelecer novas parcerias científicas com pesquisadores de diferentes partes do mundo e representar a pesquisa do estado do Ceará". 

Inácio  Oliveira - Campus Baturité