Baturité promove Roda de Conversa sobre assédio
Encontro discutiu, entre outros temas, a diferença entre paquera e assédio
Publicada em 02/03/2020 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

No dia 20 de fevereiro de 2020, o Campus Baturité, por meio do NAPNE, promoveu uma Roda de Conversa para tratar do tema Assédio no Carnaval. Para essa ação, foi convidado o advogado Taffarel Silveira (procurador geral do IPM Baturité e professor da FMB e da UNIFOR) que conduziu o bate-papo com os alunos e funcionários do campus, acerca de informações de ordem jurídica sobre assédio e importunação sexual, crimes recorrentes no nosso cotidiano.
O professor do campus Baturité, Temilson Costa, coordenador do NAPNE IFCE-Baturité, entende que “Realizar esse tipo de ação trata-se de debater temas que possibilitam uma reflexão sobre os melhores encaminhamentos de convivência social na instituição, visto que o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas objetiva criar uma cultura da educação para convivência, aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, tecnológicas, educacionais e atitudinais.”.
Por sua vez, a aluna Danielle Silveira, ex-presidenta do CA de Letras, argumenta que “Falar sobre Assédio em uma instituição pública é sempre louvável, bem mais quando essa instituição é de ensino e em especial neste período carnavalesco. A roda de conversa levantou um debate interessante sobre questões necessárias, no caso o assédio, e contribuiu de forma positiva a fomentar o debate dentro da instituição em momentos futuros. Enquanto mulher, vale destacar que atitudes como estas merecem atenção diária, o assédio está presente em todos os lugares, em todos os períodos, logo a discussão a fim de combater algo tão difícil também deve estar. Fica os parabéns pela iniciativa, e a máxima do Não é Não!”.
Por Adonis Sousa docente do IFCE-Baturité e membro do NAPNE