Campus Baturité celebra 110 anos da Rede Federal com evento internacional
Ceará Organic Food Festival visitou Maciço de Baturité
Publicada em 24/09/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
Como parte da programação dos 110 anos da Rede Federal de Educação profissional, a região do Maciço de Baturité recebeu, no período de 20 a 23 de setembro de 2019, a Turnê da Semente ao Prato: Agroecologia e Gastronomia Social no Território da Cultura Alimentar do Maciço de Baturité. O Encontro reuniu chefs de cozinha reconhecidos internacionalmente, estudantes do campus Baturité e região, além de pesquisadores com diferentes temáticas de estudo. O evento faz parte do Ceará Organic Food Festival que acontece em Fortaleza.
A alimentação orgânica foi tema de várias mesas-redondas, palestras e oficinas. Uma das chefs de cozinha convidadas, Rita Taraborelli, de São Paulo, que pratica a cozinha vegetariana e criativa, promoveu oficina com produtos orgânicos e naturais oriundos da região do Maciço, como a fava. A oficina reuniu o maior número de presentes.
Outra convidada, que também faz parte da comitiva do Festival de Comida Orgânica, foi Julia Senninger, que é consultora de sustentabilidade e sócia da U&We na Suécia. Ela apresentou o funcionamento da empresa da qual faz parte, destacando os principais desafios de empreender “negócios sustentáveis”. De acordo com Julia, “os problemas que envolvem empresas sustentáveis são desafiantes em qualquer lugar do mundo, porém, é preciso iniciar, porque o mundo atualmente pede ações conscientes e sustentáveis”. Afirmou.
Além dos chefs internacionais, o evento reuniu alunos de todos os cursos que o campus Baturité oferta: Tecnologia em Gastronomia; Tecnologia em Hotelaria; Licenciatura em Letras/Inglês e o curso Técnico em Administração.
A visita à região do Maciço de Baturité faz parte da programação do campus na comemoração aos 110 anos da Rede Federal de Educação. Para o Diretor-Geral da unidade, Lourival Soares, “reunir profissionais renomados para discutir sobre comida orgânica, reforça nosso compromisso com os cursos que ofertamos, sobretudo, o de Gastronomia, que foi o primeiro curso que ofertamos”. Continuou. “Todos nós, servidores, alunos de todos os cursos e terceirizados que fazemos o IFCE Baturité somos orgulhosos em poder contribuir nessa trajetória de 110 anos”. Finalizou.