Campus Baturité realiza I Mostra Cultural
Atividades alusivas às culturas britânica e espanhola foram apresentadas durante o encontro
Publicada em 31/10/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

Nos dias 29 e 30 de Outubro de 2019 o campus Baturité promoveu a “Mostra Cultural: Día de los Muertos e Halloween”. O evento foi coordenado pela professora de Espanhol e coordenadora do Curso de Letras, Djany de Carvalho, em parceria com os cursos de Hotelaria e Gastronomia da unidade. A mostra teve como objetivo principal apresentar as culturas hispânica e inglesa, como também, divulgar e promover a interculturalidade e a interdisciplinaridade através de atividades lúdicas. No encontro foram apresentados alguns escritores que fazem alusão ao tema no sentido de valorizar as culturas apresentadas e promover a aproximação entre o IFCE e a comunidade local.
Foram desenvolvidas as seguintes atividades:
- Apresentação do filme temático: “COCO – A VIDA É UMA FESTA!”.
- Apresentações culturais – Sala temática: “Día de los Muertos”, trabalhos apresentados pelos alunos de Hotelaria sob a coordenação da prof. Djany de Carvalho.
- Apresentações culturais – Sala temática: “O Halloween e suas tradições”, apresentados pelos alunos de Letras sob a coordenação da prof. Marla Mota.
- Apresentação e degustação das receitas: “Pan de Muertos” e “Pão de jerimum”, atividade desenvolvida pela turma de Gastronomia e coordenada pela professora Anne Kamilly Félix.
- Apresentação e degustação de receitas com a temática do Halloween e Día de los Muertos, atividade desenvolvida pela turma do 4º semestre de Gastronomia e coordenada pela professora Renata Paiva;
- Intervalo animado: QUIZ, com perguntas referentes às celebrações;
- Apresentações artísticas: Monólogo, apresentado pelo aluno de Hotelaria Will; Esquete “La LLorona”, apresentada pelos alunos de Hotelaria e Letras (Desiré, Jannay, Herbert, Letícia, Layane, Joyce, Silvana, Nubia, Vitoria Gabriele, Rennan, Ramon, Annailton, Ivna Vitoria, Talita Oliveira, sob a direção da ex-aluna de Hotelaria e agora aluna de Letras: Ana Talita); Sarau “Poetas Malditos”, apresentado pelos alunos de Letras e Hotelaria.
Para a coordenadora do curso de Letras da unidade, Djany Carvalho, " o processo educacional na atualidade requer protagonismo por parte do educando. Os alunos são sujeitos agentes. Assim sendo, busca-se proporcionar uma educação pautada na ética, no respeito à diversidade e, sobretudo, em uma formação crítica e reflexiva, capaz de promover o diálogo e a integração". Afirmou.
“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.
POR ISSO APRENDEMOS SEMPRE”.
(Paulo Freire)