Alunos de Baturité visitam Escola de Gastronomia Social
O grupo vivenciou palestras sobre soberania alimentar, sustentabilidade e políticas públicas para cultura alimentar
Publicada em 26/12/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

Na última quarta-feira, 18 de dezembro, os alunos das disciplinas de Projeto Social e Cozinha Alternativa do Curso de Gastronomia do IFCE campus Baturité visitaram a Escola de Gastronomia Social Ives Dias Branco (EGSIDB) e participaram do evento “Ecologia dos Saberes – Sustentabilidade, Pesquisa e Cultura para Alimentar”.
Na ocasião, prestigiaram a apresentação dos resultados do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia da EGSIDB envolvendo pesquisadores da escola e seus mentores. Também ocorreram palestras sobre soberania alimentar, sustentabilidade e políticas públicas para cultura alimentar proferidas por representantes de classe e de instituição ligada à Organização das Nações Unidas. Os alunos também vivenciaram uma ação artística compartilhando suas memórias afetivas gastronômicas à medida que seu respectivo retrato em pintura óleo sobre papel craft era desenhado pela artista Raisa Christina.
Verônica do Socorro Queiroz, aluna do terceiro semestre de gastronomia, ressaltou a importância da visita e participação no evento para o seu aprendizado: “Nós tivemos a oportunidade conhecer esse campo educacional que forma pessoas e transforma mentes. Um dia inesquecível para todos os alunos presentes, principalmente nas apresentações de Artigos Científicos e Palestras. O que mais me chamou atenção, foi o trabalho apresentado pelo índio André Luiz Aires Pinto, o qual buscou valorizar o óleo da semente de Batiputá da cultura alimentar dos índios Tremembés.
Nessa palestra, André mostrou a importância do óleo de Batiputá, como ele é colhido, a seleção das sementes e como o seu processamento. Todo o produto é elaborado de forma artesanal.
Para os alunos Abraão Damasceno e Poliana Vitoriano Alencar do quinto semestre de gastronomia, que também tiveram seus auto-retratos produzidos, avaliaram a experiência: “Vimos vários projetos e um que chamou a atenção foi com povos indígenas na qual foram resgatadas memórias da sua cultura e relação com a gastronomia. Percebi que o ponto de saída é a pesquisa isso deixou evidente que sem ela não haveria realização de conhecimento da cultura alimentar abordada nas apresentações” Afirmaram.
A profa. Mirele Vasconcelos, que organizou a visita e acompanhou o evento juntamente com os alunos, agradeceu a Profa. Vanessa Moreira, responsável pelos Laboratórios de Criação, e a EGSIDB pela disponibilidade em receber os alunos do IFCE bem como ao Diretor Geral do IFCE campus Baturité, Lourival Soares, coordenações de ensino e gastronomia e demais servidores por terem colaborado para realização da visita técnica.