Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Alunas são reconhecidas por participação em projeto

Ações de extensão estimulam a entrada e permanência de mulheres na Computação

Publicada em 13/06/2018 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Cinco estudantes do campus de Aracati  foram homenageadas pela atuação em um projeto que estimula a presença de meninas na área de Computação. Jaciana Barbosa, Helen Abdala, Cleitianne Barbosa, Joyce Quintino e Alice Barbosa são estudantes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e participam do Divas, um projeto de extensão criado em 2016 com o objetivo de estimular a entrada e a permanência de meninas em cursos da área de tecnologia. 

A premiação foi realizada no sábado, dia nove de junho, durante a programação de um Sábado Letivo dos cursos de BCC e técnico em Informática. As cinco alunas foram escolhidas por conta do desempenho acadêmico e da atuação de destaque nas ações do projeto, que incluem o acompanhamento de estudantes que ingressaram há pouco tempo no curso, a oferta de capacitações em escolas públicas da região e a organização de eventos para divulgar a importância da participação feminina na área. As atividades contam a participação de outros estudantes e de docentes do campus e são coordenadas pela professora Carina Oliveira.

As medalhas de reconhecimento pelo desempenho das estudantes foram enviadas ao campus de Aracati pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI). "A iniciativa de premiar as alunas partiu da própria PRPI", diz a professora Carina. "Eles já conheciam o projeto e entraram em contato para manifestar interesse em enviar as medalhas. Foi muito legal ver que as ações têm visibilidade na rede", destaca ela.