Gestores de Acaraú traçam coletivamente plano de ação em início de semestre
O objetivo do encontro foi projetar as principais ações e atividades relativas ao Ensino, Pesquisa e Extensão para o semestre 2021.1, cujas atividades iniciam neste mês.
Publicada em 06/08/2021 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Na última quinta-feira, 5 de agosto, foi realizada uma reunião entre a Diretoria-Geral do campus de Acaraú do IFCE com o grupo gestor da unidade. O objetivo do encontro foi projetar as principais ações e atividades relativas ao Ensino, Pesquisa e Extensão para o semestre 2021.1, cujas atividades iniciam neste mês.
Entre os temas abordados, tratou-se acerca dos protocolos de segurança sanitários referentes à prevenção da Covid-19 mediante orientação de Comitê Intersetorial de enfrentamento à pandemia. Em recente reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir), especificou-se o retorno gradual às atividades presenciais em etapas, estando a Instituição atualmente na fase 1.
Conforme o diretor-geral do campus, professor João Vicente, está previsto para o dia 19 de agosto encontro com a Marinha do Brasil para assinatura de renovação de Termo de Cooperação e, na data, reitor e pró-reitores do Instituto devem participar de rodadas de conversa com o grupo gestor, antevendo parcerias e fomentos.
Também foi elencada as novas perspectivas no universo da pesquisa e novos cursos que vislumbrem potencialidades da região, como energias renováveis e a estruturação da unidade para suprir essas demandas.
Segundo a professora Cristiane Florêncio, Chefe do Departamento de Ensino, está havendo uma articulação com as prefeituras do Baixo Vale do Acaraú para apoio logístico, incluindo transporte, para os discentes que residem mais distante da unidade do IF. A docente reforçou que há perspectiva de oferta dessa modalidade de ensino já no início do próximo ano. Ainda destacou outros importantes procedimentos na área, como o retorno às aulas na próxima semana, a mobilização para as matrículas e ajustes, o seminário de integração aos alunos novatos e boas-vindas aos veteranos.
A Coordenadora de Extensão e Relações Empresariais, Marcela Melo, pontuou a grande interlocução do setor com instituições parceiras, que tem viabilizado cooperação para fomento nas distintas áreas correlatas ao universo do campus. Parceria, por exemplo, com o SENAR, com que se está articulando ações para fomento na área da Carcinicultura.
O Chefe do Departamento de Administração, Felipe Pinheiro, pontuou a articulação que a Instituição tem feito para viabilizar a entrega dos kits de merenda escolar e dos produtos do PNAE aos discentes, que ainda se encontram com ensino remoto. Merenda esta que será entregue aos mais de 1 mil alunos matriculados na unidade.
Professor João Vicente pontuou inclusive a importância de se incrementar novos produtos a essa merenda, inclusive incluindo derivados do pescados e produtos produzidos no perímetro irrigado do Baixo Acaraú, a qual propôs uma visita técnica com corpo técnico do campus. A partir daí, pensar-se até mesmo ações de estímulo ao setor, como a promoção de uma Feira da Agricultura Familiar.
O Coordenador de Pesquisa e Inovação do campus, professor Rubens Feijó, destacou o trabalho que está sendo realizado de distribuição dos laboratórios, da divulgação de plataformas de divulgação de editais e pesquisas e acerca da articulação para a realização de mais uma edição do Secit, que tem a estimativa de ser feito de forma unificada em todo Instituto. Além disso, ressaltou-se a importância de se pensar em feira de ciências para mobilizar os alunos dos cursos técnicos integrados, que em breve serão ofertados pela Instituição.
O Coordenador de Gestão de Pessoas, Carlos André, pontuou o lançamento dos editais de afastamento de servidores para pós-graduação e a contratação de novos docentes e a seleção, em breve, de ressarcimento de pós, além da remoção de alguns servidores.
Professor João Vicente avaliou de forma bastante positiva o encontro com o grupo gestor, realizado de forma periódica para discutir as problemáticas e articular as atividades. "É muito importante momentos assim de diálogo em que sintonizamos os objetivos da Instituição e articulamos de forma coletiva as ações", pontuou.
Edson Costa - Acaraú