Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Em parceria com UFC e UECE, campus de Acaraú submete projeto a Petrobras

O projeto ACARA HU – ITAREMA visa desenvolver uma melhor compreensão do estado de conservação dos ecossistemas de manguezais

Publicada em 27/04/2023 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

O campus de Acaraú do IFCE, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Inovação do IFCE (FAIFCE), submeteu, por meio do Edital do Programa Petrobras Socioambiental - seleções públicas 2023, o projeto ACARA HU – ITAREMA. A iniciativa da Coordenadoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus, tem por objetivo a prospecção de recursos no valor de R$ 4,9 milhões.

O Programa Petrobras Socioambiental tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de novas parcerias, fortalecer vínculos e gerar benefícios mútuos, oportunizando o respeito aos direitos sociais, ambientais, territoriais e culturais das comunidades e populações locais, bem como gerar resultados positivos em temas socioambientais relevantes para o negócio e para a sociedade.

O projeto ACARA HU – ITAREMA visa desenvolver uma melhor compreensão do estado de conservação dos ecossistemas de manguezais, seu papel na manutenção do ciclo de vida das espécies com reconhecida importância para a conservação e seu potencial no sequestro de carbono, tendo como publico alvo as comunidades de pescadores artesanais, indígenas e mulheres como agentes multiplicadores que receberão capacitação e treinamento pela equipe do projeto.

O campus de Acaraú tem desenvolvido, elaborado e implementado outros projetos de pesquisa com instituições parceiras como a UFC e a UECE, entre outras. Fazendo parte do IFCE, integram este projeto os professores Rubens Galdino Feijó (coordenador), Rafaela Camargo Maia, Rômulo Costa Pires Ferreira, Glacio Souza Araújo, Ingrid H'oara Carvalho Vaz da Silva, Carlos Eduardo Cordeiro Texeira, José Moacir Carvalho Araújo Júnior e Diego Matiussi Previatto; pela UFC, fazem parte os professores Luis Parente Maia (coordenador geral) e Raimundo Eduardo Silveira Fontenele; pela UECE, por sua vez, participa do projeto a professora Selene Maia de Morais.

O resultado do edital Programa Petrobras Socioambiental deve ser publicado até o dia 30 de julho deste ano e a expectativa é grande por parte do campus de Acaraú pela aprovação do projeto, motivo de orgulho para a comunidade acadêmica da instituição. "Mais uma vez estamos concorrendo em um edital nacional de uma empresa que dispensa apresentação, a PETROBRAS. Trata-se de uma disputa muito concorrida, onde somente a submissão da proposta já é um elemento desafiador. Dessa forma, venho aqui agradecer em nome do grupo gestor do campus de Acaraú pelo trabalho hercúleo realizado por todos os professores envolvidos nesse projeto tão relevante. Agradecemos, de modo especial, aos professores Luis Parente, Rubens Galdino e Eduardo Fontenele, por conduzirem os trabalhos brilhantemente. Sigamos em frente. Bravo Zulu por essa manobra!", destacou o diretor-geral do campus, professor João Vicente Mendes Santana.

O campus de Acaraú tem buscado a prospecção de recursos finaceiros por meio da submissão de projetos de relevância social a algumas agências de fomento. Em novembro do ano passado, o campus submeteu um projeto à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio do Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia, com o objetivo de captar recursos voltados para a comunidade de pescadores de Acaraú: "Projeto Pesca Artesanal +Valor", que apresenta como objetivo geral permitir que pescadores artesanais usem as melhores práticas de pesca para a gestão sustentável desses recursos.

Edson Costa - Acaraú