Campus de Acaraú sedia reunião para discutir oferta de Mestrado
Há estimativa de Convênio com Municípios da região do Baixo Acaraú para oferta de Mestrado na área Educacional a professores das redes municipais.
Publicada em 29/09/2022 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Gestores do campus de Acaraú, juntamente com a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, professora Joelia Marques de Carvalho, participaram, na manhã de 28 de setembro, no auditório do campus, de uma reunião com Secretários da Educação dos Municípios de Acaraú, Cruz e Itarema, com o vislumbre de um possível Convênio para a oferta de cursos de pós-graduação Strictu Senso (Mestrado) na área Educacional a professores das redes municipais.
A pró-reitora discorreu acerca dos programas de Mestrado já existentes no Instituto e das parcerias que têm sido estabelecidas, inclusive com a Prefeitura de Fortaleza, mediante convênio, que viabiliza a oferta de capacitação de professores de ensino fundamental da Capital em nível de mestrado e doutorado. O IF oferta mestrado profissional em Artes, no campus de Fortaleza; e em Ensino e Formação Docente, vinculado ao campus de Maranguape. Intitulado “Rede Municipal de Educação: Políticas em Movimento”, o projeto busca incorporar à rede de ensino de Fortaleza elementos como produção de conhecimentos, métodos e práticas inovadoras, nos campos das artes; currículo e avaliação e ensino e formação docente. O projeto foi implementado mediante parceria estabelecida com outras IES, inclusive o Instituto. “É um grande passo dado entre as instituições (Prefeitura e IFCE)”, descreveu professora Joelia.
A formação de professores é parte da política educacional dos entes federativos e por meio dela, a União, os Estados e os Municípios procuram elevar os indicadores de qualidade de seus respectivos sistemas de ensino. Nesse contexto, o programa atua no aprimoramento das práticas didático-pedagógicas que resultem na efetiva aprendizagem dos alunos.
Segundo professora Joelia Carvalho, o objetivo desse primeiro momento em Acaraú foi "dialogar com as Secretarias municipais e apresentar experiências exitosas do Instituto na formação de professores da rede municipal e trazer essa possibilidade para esta região, em uma abertura de diálogo com as prefeituras para construir isso juntos de uma forma que seja benéfico para todos, com o objetivo de formar com mais excelência os professores, o que impacta positivamente na formação dos estudantes da educação básica, futuros alunos do Instituto", reforçou.
Professora Joelia Carvalho predispôs-se a viabilizar um encontro virtual com os articuladores do projeto em execução na Capital com vistas a oferecer subsídios para a possível implementação no Baixo Acaraú, o que beneficiaria professores das redes municipais dos Municípios a serem conveniados com o Instituto.
O IFCE foi instigado pela Secretaria da Educação de Acaraú para oportunizar essa formação aos docentes da rede municipal, uma demanda que há bastante tempo era observada. Conforme a titular da pasta, professora Eliane Maciel, "nossos professores possuem uma formação acadêmica inicial, alguns apresentam especialização, mas mestrado é uma fragilidade, não só em Acaraú, mas em toda a região. Assim, fizemos um ofício solicitando uma parceria com o IFCE na tentativa de oferecer essa qualificação a esses docentes", reforçou.
A ideia, conforme professora Eliane Maciel, é que os professores das escolas municipais possam cursar essa qualificação paralelo ao seu trabalho, qualificando-os para que possam contribuir ainda mais por meio da sua prática, tendo em vista que quanto mais qualificado o professor, mais ganhos para a escola, para o aluno, para a Educação. Isso é uma preocupação da nossa secretaria e da gestão, é nosso desejo potencializar o trabalho dos nossos docentes. Nosso objetivo é conseguir essa parceria com o IFCE e que em breve ofertemos esse Mestrado que será tão importante ao nosso Município", destacou a gestora.
A iniciativa da possível oferta de mestrado pelo campus de Acaraú aos professores da educação básica da região é uma iniciativa de cunho social relevante, conforme o diretor-geral do campus, professor João Vicente Mendes Santana. Para o gestor, o IFCE, por meio dos seus programas de pós-graduação disponibiliza "formação com convênios e projetos que tem capacitado inúmeros professores, e esses professores melhor qualificados irá repercutir numa educação mais fortalecida, melhor estruturada, além da valorização profissional, reciclagem e formação. Ganha o IFCE, o Município, o professor e o aluno", enfatizou o gestor.
Além do diretor-geral do campus, professor João Vicente, e da pró-reitora Joélia Carvalho, participaram do encontro, representando o campus de Acaraú, o Coordenador de Pesquisa, professor Rubens Feijó, e a Coordenadora de Extensão, Marcela Melo.
Edson Costa - Acaraú