Acordo beneficiará produtores rurais de Acaraú
Acordo de Cooperação Técnica entre o campus de Acaraú e a Secretaria de Agronegócios de Acaraú visam uma série de ações que beneficiarão os produtores rurais do Município
Publicada em 05/05/2023 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Foi realizada uma reunião, em 3 de maio, no gabinete da Diretoria-Geral do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE), para discutir detalhes de plano de trabalho do Termo de Cooperação Técnica a ser, em breve, assinado entre o campus e a Secretaria de Agronegócios, Pesca, Irrigação e Desenvolvimento Econômico do Município de Acaraú, visando a uma série de ações que beneficiarão os produtores rurais do Município e fomentará o desenvolvimento da pesquisa aplicada no setor.
Por meio dessa Cooperação, serão feitas diversas ações, entre as quais a implantação de uma feira da agricultura familiar, contando com capacitação voltada ao empreendedorismo aos produtores rurais.
Outra ação é a utilização de um viveiro de mudas já implantado no campus de Acaraú, mediante parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No equipamento serão cultivadas mudas de plantas frutíferas, com a produção de sementes de árvores nativas da região, com vistas à distribuição gratuita destas aos produtores, bem como será feito trabalho de reflorestamento urbano do Município.
Além disso, por meio do Acordo, está prevista a realização da análise da qualidade de água e solo junto aos agricultores locais, com contrapartida do Município. O Instituto realizará o trabalho de análises a serem feitas de forma gratuita, para melhoria do cultivo dos produtores.
Segundo a Coordenadora de Extensão e Relações Empresariais do campus de Acaraú, Marcela Melo, há uma grande relevância na assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, uma vez que, "além de beneficiar inúmeros produtores locais, incentivando-os no beneficiamento e melhor qualidade dos produtos da agricultura familiar, reforçará a economia local, bem como será um grande diferencial ao Instituto, que terá a oportunidade de aperfeiçoar a pesquisa aplicada", defendeu.
Na visão do diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente Mendes Santana, o Instituto cumpre mais uma vez sua missão com a assinatura deste Acordo de Cooperação com a pasta de Agronegócios. “Temos nos debruçado sobre projetos que são extremamente importantes para o desenvolvimento social, em especial do capital humano. Nosso objetivo é aprimorar esses projetos e este Acordo é um grande passo para qualificar ainda mais nossos produtores rurais, garantindo-lhes mais oportunidades e uma melhor alimentação na mesa dos cidadãos”, ressaltou
Ao momento, fez-se presente, representando a Secretaria de Agronegócios, o titular da pasta, Nacélio Cruz; o Coordenador de Pesca, Túlio Ésio; o assessor de Agricultura e Pesca, Luiz Paulo da Costa Martins; e o técnico agrícola Sérgio Henrique Felix de Lima. Representando o Instituto, além do diretor-geral, professor João Vicente, e da Coordenadora de Extensão e Relações Empresariais, Marcela Melo, estiveram presentes o Coordenador de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professor Rubens Feijó; professor Carlos Eduardo, da área de Meio Ambiente; e o professor Davi Holanda, Coordenador do curso técnico em Aquicultura.
Edson Costa - Acaraú