Acaraú faz-se representar no I CONINP
No evento científico do IFCE, alunos e docentes do campus de Acaraú participaram dos debates e apresentaram projetos
Publicada em 25/11/2020 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

O campus de Acaraú do IFCE fez-se representar no I CONINP (Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-graduação e inovação do IFCE). O evento online realizado de 17 a 20 de novembro, pelo Instituto Federal. O Congresso tratou-se de um evento científico que reuniu pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, contando em sua programação com palestras, mesas-redondas, minicursos, atividade cultural, painel, roda de conversa e apresentação de trabalhos científicos. Houve o registro de mais de 1.200 inscrições com trabalhos submetidos.
O professor Tarcísio Coutinho, da área de Biotecnologia, ministrou minicurso sobre "O que faz um bioinformata", além do minicurso sobre "Contribuições da Biologia Molecular para a ciência contemporânea". Além disso, o docente fez parte de mesa redonda com o tema "Panorama da Biotecnologia no Brasil e Ceará: desafios e perspectivas".
Além disso, alguns alunos apresentaram seus trabalhos de pesquisa e extensão. Os discentes do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) e do Time Enactus apresentaram através de exposições suas experiências.
Além disso, as bolsistas do Laboratório de Ecologia de Manguezais - Ecomangue apresentaram os resultados dos seus trabalhos no Congresso. Um trabalho falou sobre microplástico retirado de organismos marinhos no parque nacional de Jericoacoara.
O evento contou com muitas premiações, inclusive a publicação de e-books com os trabalhos aprovados e eleitos como destaques nas apresentações.
Espanha, Portugal e Estados Unidos são algumas das participações já garantidas nos minicursos que trarão discussões nas áreas de Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística; Letras e Artes; e Interdisciplinar.
Edson Costa - Acaraú