1º Prêmio Anas - Mulher & Ciência homenageia pesquisadoras de Acaraú
A premiação é uma homenagem da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) às pesquisadoras do Instituto
Publicada em 09/08/2023 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

Comitiva de docentes, servidoras e alunas em curso e egressas do campus de Acaraú do IFCE foram homenageadas com menções honrosas, medalhas e troféus no 1º Prêmio Anas - Mulher & Ciência. O prêmio foi entregue na última segunda-feira, 7, no Auditório Castello Branco do campus de Fortaleza. A premiação é uma homenagem da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) às pesquisadoras do Instituto com destaque pela notória produção científica nas diversas áreas do conhecimento.
Esse importante prêmio leva o nome “Anas - Mulher & Ciência” em homenagem póstuma a duas docentes e pesquisadoras do IFCE, as professoras Ana Cristina da Silva Morais e Anna Erika Ferreira Lima. O prêmio tem por objetivo valorizar e dar visibilidade às mulheres pesquisadoras do IFCE, incentivando as servidoras e estudantes do ensino técnico, de graduação e de pós-graduação a despertar o interesse pelas carreiras científicas.
Nesta primeira edição do prêmio, foi registrado um total de 119 inscrições deferidas de servidoras e estudantes de diversos campi do IFCE, número este que ratifica a relevância desta ação para a instituição.
Receberam o prêmio as seguintes pesquisadoras do campus de Acaraú:
Professora Rafaela Camargo Maia (categoria servidora, grande área - Ciências Biológicas)
Professora Antonia de Jesus Sales (honra ao mérito - Humanidades)
Ana Patrícia de Sousa e Geovani Oliveira (categoria estudante de curso de pós-graduação)
Maria Vitória Paulo Araújo e Maria Eduarda Souza e Silva (Categoria estudante - indicadas honra ao mérito)
Elidiane Serpa (honra ao mérito de pesquisa)
....
Professora Rafaela Maia, uma das homenageadas, frisou que não trabalha por reconhecimento, mas "é muito bom quando isso acontece! Ser a primeira colocada entre as pesquisadoras da grande área de Ciências Biológicas do IFCE é uma honra, ainda mais num prêmio que tem o nome de duas mulheres inspiradoras", disse.
A docente reforçou que as mulheres, apesar de ser a maioria em graduações e programas de pós-graduação, são minoria em cargos de chefia de laboratório e líderes de grupos de pesquisa. "Mesmo sim, temos a maior produção científica do país. Assim, dedico esse prêmio às minhas alunas e que com ele vocês possam perceber que podem ocupar o espaço que quiserem", ratificou.
Quem não escondia a alegria pelo reconhecimento era a professora Antonia Sales, que recebeu Menção Honrosa na categoria Humanidades. "Esse é um campo geralmente discriminado por não gerar lucro (diretamente), mas gerar o pensar crítico. Parabéns às 29 pesquisadoras inscritas na área de Humanidades!", declarou.
O coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus de Acaraú, professor Rubens Feijó, destacou a importância do evento, uma vez que “é um grande reconhecimento de cientistas mulheres da instituição que realizam pesquisas de excelência”, afirmou.
O docente frisou ainda sobre a necessidade da “materialização desse sentimento de reconhecimento ao protagonismo feminino na ciência em ações do cotidiano científico dentro da instituição e no âmbito da sociedade”.
Edson Costa - Acaraú